Ilustração experimental




ilustração | s. f.

derivação fem. sing. de ilustrar

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Ítalo Calvino - As Cidades Invisíveis

Há algum tempo, ainda nos tempos de estudante foi me dado a conhecer este autor, como uma referência escrita da qual podíamos criar inúmeras referências visuais.

Nunca mais esqueci o livro, e volto agora à minha abordagem gráfica sobre o autor.

É mais fácil visualizar algo através da escrita do que um desenho?

Este livro possui a capacidade, através das suas descrições, criar "mundos", apesar de vagos e sugestivos, talvez até mais do que as linhas precisas de um desenho, porque estimula a imaginação e o sonho.

Assim nestes "registos gráficos, desenhos ou ilustrações" como quiserem chamar, procurei na minha imaginação trazer até quem os vê um desenho, que não é necessáriamente estático, mas que lhe fornece os elementos de um excerto, para que possam criar a vossa própria "cidade", sonho ou imaginação.

As ilustrações que se seguem, fisicamente estão inacabadas, porque o meu processo final de descrição visual é sempre manual, imprimindo a cada uma um cunho pessoal e único. Assim nunca uma cidade poderia ser igual à outra, mesmo que as referências sejam as mesmas.


2 comentários:

Leslie Hawes disse...

All of the images are wonderful! Fascinating!

novo mundo disse...

Li o livro primeiro em italiano. Para isso (quase) tive que aprender a língua. Só mais tarde li em português. O efeito foi semelhante - uma compulsão em representar as cidades. As tuas são belas.